Recuperações

Enaltecer o nosso património arquitectónico

Cabe a todos nós valorizar a arquitectura vernacular das habitações dos nossos antepassados. Seja a uma ruína de granito numa quinta que pertencia aos avós, seja uma vetusta moradia de xisto que comprámos porque nos apaixonamos pelo seu charme, muitos edifícios antigos portugueses só estão à espera de uma visão experiente para receber uma segunda vida.

E tal como cada construção antiga possui um carácter e charme que lhe é único, cada material estrutural de base – granito, xisto, madeira ou tijoleira – exige uma abordagem profissional para planear a recuperação adaptada ao seu caso. Recuperar é proteger o nosso património e é apostar numa visão ecológica, económica e proteccionista do nosso parque habitacional nacional.

A Ecositana, enquanto especialista com larga experiência no terreno, é o seu parceiro na planificação e execução da recuperação profunda da sua ruína. Com enfoque na madeira como material estrutural e construtivo, espelhando o saber-fazer dos antigos com um respeito profundo das técnicas construtivas clássicas e um conhecimento enciclopédico dos materiais contemporâneos, a Ecositana reconstrói telhados, sobrados e divisões com a sua técnica de estruturas de madeira para habitação.

Recuperar modernizando sem comprometer o estilo vernacular

Usando os melhores vigamentos de madeira lamelada e as técnicas mais modernas de impermeabilização e isolamento, a nossa equipa influi um novo sopro de vida às suas ruínas, garantido conforto, segurança e estética.

Para além das suas qualidades estruturais, nomeadamente no que toca à resistência mecânica e flexibilidade, a madeira oferece ainda a mais-valia de ser naturalmente isolante e de ser o material mais leve. Essa propriedade da madeira revela-se essencial quando se trata de reconstruir uma coberta ou um piso sem sobrecarregar a estrutura pré-existente. A madeira é mágica.

E por isso a Ecositana combina tecnologias construtivas modernas, garantidos assim os parâmetros actuais de conforto, com materiais que fizeram as suas provas e que desafiaram as eras, como as telhas cerâmicas, a lã de rocha, o forro termo-modificado, os mosaicos, a pedra, e, claro, o vigamento madeira, para efectuar recuperações que aliam o melhor do mundo antigo e do novo.

Procurmaos valorizar e recuperar o património arquitectónico

Unimos o saber tradicional às metodologias modernas

Inúmeras vantagens da madeira nas recuperações

A Recuperação com recurso a estruturas de madeira Ecositana tem portanto múltiplas vantagens:

Ligeireza – Madeira é mais flexível, resistente e leve que o Betão ou o Aço, uma componente essencial para garantir a estabilidade de estruturas antigas sem as sobrecarregar.

Estabilidade & Liberdade – A Madeira oferece maiores liberdades arquitectónicas, com possibilidade de vãos maiores e projectos mais arrojados

Termicamente funcional com pedra – Enquanto a pedra tem inércia térmica que armazena energia, a madeira é um isolante natural: combinar os dois oferece um lar saudável e confortável.

Regulação Higrométrica – Da mesma maneira, a madeira, com a sua capacidade de «respirar», equilibra a humidade natural da pedra e promove uma melhor qualidade do ar interna e evita certas patologias construtivas.

Ganho espacial – Com secções de pilares ou vigas menores que para colunas de betão armado, conseguimos a mesma resistência mecânica. Disto resulta um ganho de área habitável que irá certamente agradar aos habitantes.

Beleza da estrutura – A estética delicada de uma estrutura de madeira é inegavelmente harmoniosa e, ao contrário de outros materiais, a madeira pode ficar visível, para o deleite dos olhos e um ganho de pé direito superior.

Respeito da arquitectura vernacular – E, finalmente, mas não menos principalmente, o recurso à madeira é uma verdadeira carta de amor ao nosso património arquitectónico, respeitando as técnicas antigas e as combinações de materiais que fizeram as suas provas durante séculos.

Diferença Recuperação vs Renovação

No que toca a ruínas ou edifícios em desuso, a Ecositana foca o seu trabalho na Recuperação (ou Reconstrução). A Recuperação é uma intervenção que envolve operações significativas a nível da estrutura do imóvel. Normalmente na Recuperação é necessário reconstruir completamente o telhado, reforçar os muros, refazer toda a rede eléctrica e de canalização, e integrar novos elementos de isolamento térmico e acústico. Abrange novas janelas, pisos, acabamentos interiores completamente novos, e a introdução de materiais contemporâneos para estabilizar a estrutura e oferecer ao imóvel segurança e um conforto moderno. A Recuperação é uma empreitada profunda e complexa para entregar a casa funcional.

A Renovação, por outro lado, prende-se mais com a revitalização ou embelezamento de um espaço, sem alterações estruturais consequentes. O trabalho de Renovação envolve essencialmente elementos ligeiros, como pinturas, mobiliário, alterações menores ou substituição de pavimentos.

Por vocação e por especialidade, a Ecositana é o seu parceiro para projectos de Recuperação.

Nota: a Ecositana realiza somente recuperações num raio de cerca de 45Km ou 40min em redor da sua sede (mais coisa menos coisa) e reserva-se o direito de recusar certos projectos. O orçamento de recuperação, sendo complexo e muito personalizado, pode carecer de pagamento. Agradecemos a vossa compreensão.