Cabe a todos nós valorizar a arquitectura vernacular das habitações dos nossos antepassados. Seja a uma ruína de granito numa quinta que pertencia aos avós, seja uma vetusta moradia de xisto que comprámos porque nos apaixonamos pelo seu charme, muitos edifícios antigos portugueses só estão à espera de uma visão experiente para receber uma segunda vida.
E tal como cada construção antiga possui um carácter e charme que lhe é único, cada material estrutural de base – granito, xisto, madeira ou tijoleira – exige uma abordagem profissional para planear a recuperação adaptada ao seu caso. Recuperar é proteger o nosso património e é apostar numa visão ecológica, económica e proteccionista do nosso parque habitacional nacional.
A Ecositana, enquanto especialista com larga experiência no terreno, é o seu parceiro na planificação e execução da recuperação profunda da sua ruína. Com enfoque na madeira como material estrutural e construtivo, espelhando o saber-fazer dos antigos com um respeito profundo das técnicas construtivas clássicas e um conhecimento enciclopédico dos materiais contemporâneos, a Ecositana reconstrói telhados, sobrados e divisões com a sua técnica de estruturas de madeira para habitação.