MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

UM LAR SAUDÁVEL, SÓLIDO E SEGURO

Utilizamos os melhores materiais do mercado e apenas recorremos àqueles que se adequam a uma utilização eficaz e eficiente para a construção de casas de madeira. Isto é uma condição sine qua non para nós: somente utilizamos materiais que trabalham em perfeita harmonia com a madeira.
Razão pela qual todos os nossos isolantes respeitam as funções higrométricas e termicamente isoladoras da madeira, aliando-se a esta para fazer da sua casa de madeira um lar saudável e sustentável. Uma casa que respira e que regula naturalmente a humidade ambiente. Todos os materiais usados colaboram com a madeira, para reforçar as suas capacidades naturais, e nunca para as limitar.
Para atingirmos este fim somos nós a conceber e a fabricar as nossas fundações, paredes e coberta. Porque queremos que toda a sua casa possa funcionar como um casulo que protege a sua família, de forma saudável e eficaz.

FUNDAÇÕES

As fundações são a base sobre a qual vai assentar a casa de madeira e são o ponto de partida para garantir um correcto isolamento térmico e acústico. Solidamente assente em fundações maciças (socas de betão, laje de betão ou socas de pedra, conforme projecto e necessidades do terreno), a casa Ecositana fica isolada do solo para evitar qualquer contacto da madeira com a terra. Acima desse nível técnico, a base da habitação irá repousar sobre uma caixa-de-ar ventilada, que permitirá manter a madeira saudável ao longo de toda a longevidade da habitação. O vazio das fundações é vedado para impedir o acesso a animais, sendo a circulação do ar assegurada através de grelhas chumbadas no próprio betão.

Revestimento final do chão da casa, que poderá ser soalho de madeira, soalho flutuante, tijoleira, azulejos, ou outros revestimentos à escolha do futuro proprietário. Haverá sempre reforço de isolamento com uma tela adequada a receber pavimentos flutuantes ou vinílicos.
Painel de Madeira OSB (acima de caixa de ar) Painel OSB, aplicado na estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
Lã Mineral, isolante mineral imputrescível resistente a térmitas e insectos cuja estrutura porosa encerra o ar em pequenas cápsulas, permitindo um óptimo isolamento térmico e acústico do chão da sua casa de madeira (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,037W/m2.K, densidade 35Kg/m3).
Vigas de Abeto Nórdico Lamelado. Graças à sua grande resistência mecânica e flexibilidade, estas vigas de madeira suportam a estrutura com segurança para várias gerações usufruírem (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24; reacção ao fogo D-s2).
Após aplicação de um Emulsão Betuminosa sobre as fundações maciças é colocada uma Tela Asfáltica entre o betão e a base de madeira. A tela impede subidas de humidade, permitindo impermeabilizar com total estanquicidade as fundações. É uma solução eficaz para uma das patologias mais críticas da construção moderna (Estanque à água; durabilidade e comportamento a elevada temperatura EN 1296 e 1297; resistência ao rasgamento ≥ 150N).
Fundações em Betão Armado. Consoante o projecto, as fundações poderão ser compostas por socas de betão ou por uma laje de concreto. Assegurando estabilidade e isolamento em relação ao solo, as fundações permitem apoiar a casa de madeira sobre uma caixa-de-ar ventilada, fundamental para preservar a resistência da madeira e eliminar o risco de degradação por agentes bióticos.
ESTRUTURA DAS FUNDAÇÕES

PAREDES

As nossas paredes são concebidas para terem um desempenho térmico máximo, com uma combinação de vários isolantes e do isolante supremo da mãe Natureza, a madeira. Porque são parte integrante de um adequado projecto de térmica, as nossas janelas e portas-janelas são todas com vidros duplos (ou triplos no caso de grandes extensões vidradas). A caixilharia normalmente é em alumínio ruptura térmica, com vidro baixa-emissividade ou smart glass (conforme orientação solar).

Acabamento interior (revestimento da parede interna da casa, à escolha do proprietário: madeira, gesso, azulejo, etc.). Para além do lado estético, o revestimento interno da casa deve ainda oferecer protecção térmica e acústica.
Lã Mineral acústica painel semi-rígido não hidrófilo com óptima performance de isolamento térmico e fónico (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,034W/m2.K, densidade 70Kg/m3). Esta última camada de lã mineral é rematada com uma Barreira Pára-Vapor cuja função é evitar a condensação e separar perfeitamente o interior da casa dos restantes materiais da composição da parede.
Madeira, o isolante supremo, que isola térmica e acusticamente e que permite ainda regular a humidade. A madeira é ideal pois não perde nenhuma das suas capacidades isolantes com o tempo. O lamelado-colado de abeto nórdico que utilizamos apresenta as melhores performances para a nossa construção (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24, GL 28 e GL32; reacção ao fogo D-s2).
Lã Mineral isolante mineral imputrescível resistente a térmitas e insectos cuja estrutura porosa encerra o ar em pequenas cápsulas, permitindo um óptimo isolamento térmico e acústico sem impedir a casa de respirar (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,037W/m2.K, densidade 35Kg/m3).
Painel de Madeira OSB, aplicado dentro da estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
Barreira de Chuva. Uma membrana transpirante especialmente concebida para casas de madeira que permite impermeabilizar sem todavia impedir a parede de respirar (Resistência à infiltração da água W1; estanquicidade 3000MM).
Revestimento Exterior da casa (madeira, pedra, xisto, ETIC’s [vulgo: capote], ou o que o projecto definir). Se o revestimento exterior for madeira, será Thermowood (madeira termo-modificada a 212 graus para aplicação exterior) com uma espessura média de 30 MM, na versão standard. Para além da sua função de proteger das intempéries, o revestimento exterior do domicílio promove também o isolamento térmico e acústico da casa.
CONSTITUIÇÃO DA PAREDE GENÉRICA

COBERTURA

Na mesma óptica, os nossos telhados são pensados para isolar termicamente a casa através de uma engenharia de estruturas e de materiais isolantes que se completam e reforçam para garantir uma enorme longevidade.
Para além disso, a concepção do telhado permite à casa ter uma atmosfera saudável. Debaixo da telha exterior e da tela impermeabilizante, as nossas casas possuem uma caixa-de-ar que permite a ventilação da humidade.

Telha cerâmica, cuja função primária é proteger das intempéries e fornecer uma barreira térmica e acústica (Impermeabilidade EN 539-1; resistência ao fogo classe A1; resistência mecânica superior a 1200N). Trabalhamos com a telha cerâmica da J. Coelho da Silva pelas suas qualidades técnicas e durabilidade.
Tela Bolha Metálica, tela isolante de alumínio ignífugo com alvéolos de ar, cuja função é oferecer protecção térmica e resistência mecânica. A sua natureza incombustível é ainda fulcral para uma maior segurança (Resistência térmica 1,26m2.hºC/Kcal; coeficiente de reflexão 95%; condutividade térmica 0,028W/m2.K).
Ripas de madeira. Colocadas num ponto estratégico, criam uma caixa-de-ar, facilitam a evacuação de qualquer água que possa penetrar e ajudam a suportar as telhas cerâmicas sem danificar os restantes elementos isolantes da coberta.
Poliestireno Extrudido (XPS) com espessura de 40 a 80 mm (conforme projecto também se pode aplicar Painéis de Aglomerado de Cortiça Expandida). Colocados em painel, isolam térmica e acusticamente a coberta graças às suas secções que encaixam perfeitamente umas nas outras (Condutividade térmica 0,034 W/m.K; resistência à compressão 200kPa).
Painel OSB ou Forro Madeira, aplicado na estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
Vigas de abeto nórdico lamelado. Graças à sua grande resistência mecânica e flexibilidade, estas vigas de madeira suportam a estrutura com segurança para várias gerações usufruírem (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24; reacção ao fogo D-s2).
COMPOSIÇÃO DE COBERTURA STANDARD

Dado que construímos casas com projecto individual e orçamento personalizado, o nosso cliente pode escolher o estilo dos móveis de cozinha, os roupeiros e o mobiliário de casa de banho. Seguimos as tendências do mercado e primamos pela originalidade.

Poderemos propor-lhe vários estilos de cozinhas e de casas-de-banho, em todas as cores e nas texturas mais variadas (lisas, rugosas, brilhantes, mates, ec.) e com as soluções de arrumação mais em voga.

CHÃO

Materiais do chão e da parede são também elementos à escolha do cliente. Para o chão, pode eleger soalho flutuante, azulejo moderno ou tradicional, cortiça, conforme a divisão da casa e os seus gostos pessoais.

O importante é que se sinta em casa!

SOALHO
AZULEJO MODERNO
PAVIMENTO FLUTUANTE
TIJOLEIRA RÚSTICA
MADEIRA
PEDRA
GESSO CARTONADO
PAPEL DE PAREDE

PAREDE INTERIOR

Na parede interior, quer seja madeira, gesso ou azulejo, o aspecto deverá sempre corresponder aos desígnios do proprietário.

Quem sabe queira um papel de parede nos quartos ou uma tijoleira na sala-de-estar?
A casa é sua, personalize-a!

PAREDE EXTERIOR

Por dentro e por fora, pois que a aparência exterior da casa é outro aspecto que deve responder à personalidade do habitante. O leque de opções é quase infinito, de madeira a pedra, tijoleira a xisto, ou meso reboco, a escolha é do cliente. Conforme a local de implantação ou a região onde pretende construir a sua casa de madeira, o seu aspecto exterior será aquele que desejar.

O mesmo acontece na iluminação, onde pode optar por soluções mais tradicionais ou enveredar por uma selecção mais moderna de fontes de luz. Estaremos aqui para o aconselhar ao longo de todo o projecto, desde as fundações até ao momento em que lhe entregaremos as chaves da sua nova casa de madeira.

MADEIRA
PEDRA
REBOCO
TIJOLEIRA
XISTO