Projecto Único Personalizado
Construção permanente de Alta Qualidade
Conceito Chave-na-mão
Ideal para residência principal
ECOSITANA
A Ecositana é uma construtora com alvará especializada na edificação de estruturas de madeira de alta qualidade para habitação principal ou secundária. Casas idealizadas à medida do cliente com todo o conforto moderno e um isolamento térmico e acústico aperfeiçoado. Tal como cada cliente é único, cada moradia que construímos é única. Não trabalhamos com modelos ou plantas pré-definidas nem fazemos casas em kit. A aquisição de uma casa é uma das grandes decisões da vida e não deveria ser feita num catálogo. Quer um orçamento? Contacte-nos através do nosso e-mail info@ecositana.pt ou consulte a página dos nossos contactos.
As nossas habitações não são simples casas de madeira. São estruturas mistas
que combinam esta nobre matéria-prima com uma multitude de materiaisisolantes e estruturais que a completam e optimizam. Arquitectadas num esqueleto de madeira robusto e extremamente duradouro baseado na construção Porticada.
Conceito chave na mão, com fundações, construção da casa no local, canalização, electricidade, mobília de cozinha, mosaicos, roupeiros, portas, janelas (alumínio ruptura térmica), móveis e louças de casa de banho. Habitações com projecto imaginadas e personalizadas ao gosto do cliente.
O futuro habitante poderá personalizar roupeiros, mobiliário de cozinha e de casa de banho e demais revestimentos (azulejo, soalho, paredes, etc.) para garantir que a sua visão se torna realidade. A nossa casa de madeira funciona como uma tela em branco onde poderá imprimir os seus gostos pessoais.
UM CONCEITO DESENVOLVIDO
PARA PORTUGAL
A casa de madeira Ecositana foi concebida para ter a melhor performance face ao clima português, feito de grandes amplitudes térmicas e de muita exposição solar.
A nossa casa de madeira é construída em estrutura de madeira maciça lamelada-colada, cada parte unida uma à outra num esqueleto de madeira (técnica da construção Porticada e da Gaiola Pombalina) que permite grande resistência mecânica e longevidade. Graças a engenharias de estrutura que invocam técnicas de construção milenares, como a treliça planar, a treliça espacial ou o travamento angular, as nossas casas possuem uma elegância
clássica e uma estabilidade estrutural sem paralelo.
Para um clima tão ensolarado como o de Portugal, adoptamos para os muros exteriores (parede tripla) uma madeira mais espessa com características optimizadas para a ausência de humidade dos nossos quentes Verões e as chuvas frias dos nossos Invernos: a madeira termo-modificada. Com certificação thermowood, esta madeira tem uma classe de durabilidade 2 (Norma Europeia 350, “durable” [durável]), ou seja uma resistência muito acima da média.
VERSATILIDADE & CONFORTO
O esqueleto de madeira porticado é uma arte reservada a construtores experientes. Constituída por uma robusta jaula de vigas e pilares de madeira entrelaçados com base na gravidade e reforçados por ligadores metálicos, a casa de madeira Ecositana oferece um universo de possibilidades arquitectónicas, tanto exteriores como interiores. É a forma de construir em madeira que proporciona uma maior liberdade arquitectónica. Razão pela qual é a técnica predilecta dos arquitectos e a forma construtiva que aperfeiçoamos para edificar as nossas casas de madeira.
Independentemente do número divisões (comuns ou privativas) ou da dimensão desejada estamos aqui para construir a moradia em madeira personalizada capaz de albergar a sua família com toda a comodidade moderna. Pela sua natureza robusta, a casa construída com esqueleto de madeira permite incorporar nas suas componentes vários materiais isolantes que irão completar-se ao mesmo tempo que irão aumentar a capacidade isolante da madeira. A técnica aplicada para a execução do esqueleto ajuda portanto a isolar a estrutura da humidade do solo, suportar grandes cargas (como um telhado cerâmico) e aumentar a durabilidade e o conforto térmico e acústico.
Edificada em madeira de lamelado de abeto nórdico com certificação PEFC, a nossa casa tem a aptidão de resistir a esforços de tração e compressão que fariam estruturas de alvenaria tradicional ruir. Por isso uma moradia Ecositana, sustentada pelo nosso esqueleto de madeira, consegue moldar-se a uma multiplicidade de aplicações sem comprometer as suas características estruturais.
Desde revestimentos variados a grandes fachadas vidradas, passando por divisões imponentes e espaçosas, a nossa construção prima pela sua capacidade em permitir criatividade e originalidade.
AS VANTAGENS DE
CONSTRUIR INTELIGENTE
A madeira é o mais eficiente dos isolantes. De facto, a madeira é o único isolante que não perde as suas capacidades ao longo dos anos. Nenhum isolante construído pelo Homem pode gabar-se do mesmo. Todo o isolante produzido em fábrica tem um prazo de validade. Tal não acontece com a madeira. Se for bem tratada, a nossa casa de madeira é uma construção apta a albergar várias gerações sem que o conforto dos habitantes seja comprometido ao longo do tempo.
A capacidade de regulação higrométrica da madeira e a sua grande inércia térmica fazem desta uma matéria-prima ideal para o clima Ibérico. A sua capacidade de regulação higrométrica significa que a madeira capta e expele uma pequena porção da humidade produzida pela actividade dentro da casa ao mesmo tempo que a regula. Limitando a sensação da casa ficar demasiado seca ou demasiado húmida.
Importa ainda referir o conforto acústico, pois a madeira absorbe o som, diminuindo a poluição sonora. Em conjunção com o vidro duplo, a parede de madeira apresenta uma gestão óptima dos recursos térmicos e uma eficaz redução dos ruídos exteriores.
SEGURANÇA & RESISTÊNCIA
FACE AO FOGO
A segurança das casas de madeira contra incêndios é um dos temas que causa debate. Contrariamente à crença popular, a madeira em construção civil tem um excelente comportamento face ao fogo. Em primeiro, num incêndio os vigamentos de madeira são capazes de manter as suas propriedades mecânicas, e portanto de salvaguardar a estrutura, por mais tempo que uma viga de aço ou de betão(1).
De facto, todos os estudos mostram que a reacção e a resistência dos vigamentos de madeira ou da madeira tratada é tão ou mais segura que uma casa convencional(2). Isto porque as capacidades isolantes da madeira fazem dela um péssimo condutor térmico. A baixa condutividade da madeira faz com que a transmissão de calor seja 12 vezes inferior ao betão e 250 vezes inferior ao aço(3).
Na grande maioria dos casos as causas do incêndio não se encontram nos materiais estruturais mas em factores externos (envolvente) ou em instalações eléctricas ou de gás defeituosas.
Razão pela qual, como qualquer construção civil em Portugal, as casas de madeira Ecositana são submetidas a regulamentações camarárias e a rigorosos controlos dos projectos de especialidades, feitos para garantir qualidade e segurança.
Para além disso, os isolantes utilizados, como a lã mineral incombustível usada em todos os muros externos e internos, ou as telas ignífugas da coberta, funcionam como corta-fogos, fazendo das nossas casas um lar são e seguro.
(1) The structure and mechanical behaviour of wood – U. Cambridge (2006)
(2) Les maisons en bois – connaître les différentes structures – Meyer, S. (2009)
(3) A madeira: um material construtivo resistente ao fogo – Pinto, E. M. (2004)
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
AMIGA DO AMBIENTE
Uma menção ecológica, finalmente, sobre a madeira. Porque temos uma profunda fé na necessidade de respeitar e ajudar o nosso planeta, fabricamos as nossas casas com Madeira Certificada – de origem sustentável – que recebe um tratamento anti fungos e contra xilófagos com produtos amigos do ambiente à base de boro.
As nossas empreitadas são ainda muito pouco produtoras de entulhos ou lixo. E dos desperdícios gerados, a quase totalidade é reciclada ou reciclável. Um local de obra limpo e com impacto ambiental mínimo.
Finalmente, a madeira é um campeão ambiental, conseguindo armazenar até uma tonelada de CO2 por metro cúbico, para além de que as suas performances térmicas fazem de uma habitação em madeira um lar sustentável em termos de consumo energético. O habitante de uma casa de madeira efectua enormes poupanças energéticas, tanto a nível da aquisição do equipamento como que a nível da economia mensal em electricidade, gás ou combustível.
A madeira foi durante milenares o material de construção preferido do Homem e ainda é a escolha número 1 da maioria dos povos do planeta. Das regiões áridas do Sul dos EUA ou da Austrália, até às paisagens geladas da Escandinávia, passando pelo complexo Japão, a casa de madeira bem concebida oferece um lar confortável independentemente do clima local. A sua longevidade e durabilidade não são mais a provar, como atesta a Igreja Ortodoxa de Heddal, na Noruega. Construída em inícios do século XIII, não perdeu nada da sua beleza e resistência em 800 anos de intempéries.