Materiais de Construção


UM LAR SAUDÁVEL, SÓLIDO E SEGURO

Utilizamos os melhores materiais do mercado e apenas recorremos àqueles que se adequam a uma utilização eficaz e eficiente para a construção de casas de madeira. Isto é uma condição sine qua non para nós: somente utilizamos materiais que trabalham em perfeita harmonia com a madeira.
Razão pela qual todos os nossos isolantes respeitam as funções higrométricas e termicamente isoladoras da madeira, aliando-se a esta para fazer da sua casa de madeira um lar saudável e sustentável. Uma casa que respira e que regula naturalmente a humidade ambiente. Todos os materiais usados colaboram com a madeira, para reforçar as suas capacidades naturais, e nunca para as limitar.
Para atingirmos este fim somos nós a conceber e a fabricar as nossas fundações, paredes e cobertura. Porque queremos que toda a sua casa possa funcionar como um casulo que protege a sua família, de forma saudável e eficaz.




Casa de Madeira na Gardunha

Fundações

As fundações são a base sobre a qual vai assentar a casa e são o ponto de partida para garantir um correcto isolamento térmico e acústico. Solidamente assente em fundações maciças (socas de betão, laje de betão ou socas de pedra, conforme projecto e necessidades do terreno), a casa Ecositana fica isolada do solo para evitar qualquer contacto da madeira com a terra.

Acima desse nível técnico, a base da habitação irá repousar sobre uma caixa-de-ar ventilada, que permitirá manter a madeira saudável ao longo de toda a longevidade da habitação. O vazio das fundações é vedado para impedir o acesso a animais, sendo a circulação do ar assegurada através de grelhas chumbadas no próprio betão.



Estrutura das fundações

1 – Revestimento final do chão da casa, que poderá ser soalho de madeira, soalho flutuante, tijoleira, azulejos, ou outros revestimentos à escolha do futuro proprietário.
2 – Painel de Madeira OSB (acima de caixa de ar) Painel OSB, aplicado na estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
3 – Lã Mineral, isolante mineral imputrescível resistente a térmitas e insectos cuja estrutura porosa encerra o ar em pequenas cápsulas, permitindo um óptimo isolamento térmico e acústico do chão da sua casa de madeira (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,037W/m2.K, densidade 35Kg/m3).
4 – Vigas de Abeto Nórdico Lamelado. Graças à sua grande resistência mecânica e flexibilidade, estas vigas de madeira suportam a estrutura com segurança para várias gerações usufruírem (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24, GL 28 e GL32; reacção ao fogo D-s2).
5 – Após aplicação de um Emulsão Betuminosa sobre as fundações maciças é colocada uma Tela Asfáltica entre o betão e a base de madeira. Pela sua elevada resistência a variações de temperatura e à tração, a tela impede subidas de humidade do solo para a estrutura de madeira, permitindo impermeabilizar com total estanquicidade as fundações. É uma solução eficaz para uma das patologias mais críticas da construção moderna (Estanque à água; durabilidade e comportamento a elevada temperatura EN 1296 e 1297; resistência ao rasgamento ≥ 150N).
6 – Fundações em Concreto Armado. Consoante o projecto, as fundações poderão ser compostas por socas de betão ou por uma laje de concreto. Assegurando estabilidade e isolamento em relação ao solo, as fundações permitem apoiar a casa de madeira sobre uma caixa-de-ar ventilada, fundamental para preservar a resistência da madeira e eliminar o risco de degradação por agentes bióticos.

Lã de Rocha (Painel)
Betão
Painel OSB
Lã mineral
Tela Transpirante
Tela Asfáltica
Tela Alumínio
Soalho

Paredes

As nossas paredes são concebidas para terem um desempenho térmico máximo, com uma combinação de vários isolantes e do isolante supremo da mãe Natureza, a madeira. Porque são parte integrante de um adequado projecto de térmica, as nossas janelas

e portas-janelas são todas com vidros duplos (ou triplos no caso de grandes extensões vidradas). A caixilharia poderá ser em madeira, PVC ou alumínio.



Constituição da parede genérica

1 - Forro interior (revestimento da parede interna da casa, à escolha do proprietário: madeira, gesso, azulejo, etc.). Para além do lado estético, o revestimento interno da casa deve ainda oferecer protecção térmica e acústica.
2 – Lã Mineral acústica (5CM no mínimo), painel semi-rígido não hidrófilo com óptima performance de isolamento térmico e fónico (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,034W/m2.K, densidade 70Kg/m3). Esta última camada de lã mineral é rematada com uma Barreira Pára-Vapor cuja função é evitar a condensação e separar perfeitamente o interior da casa dos restantes materiais da composição da parede.
3 - Madeira, o isolante supremo, que isola térmica e acusticamente e que permite ainda regular a humidade. A madeira é ideal pois não perde nenhuma das suas capacidades isolantes com o tempo. O lamelado-colado de abeto nórdico que utilizamos apresenta as melhores performances para a nossa construção (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24, GL 28 e GL32; reacção ao fogo D-s2).
4 - Lã Mineral (5CM no mínimo), isolante mineral imputrescível resistente a térmitas e insectos cuja estrutura porosa encerra o ar em pequenas cápsulas, permitindo um óptimo isolamento térmico e acústico sem impedir a casa de respirar (Classe de reacção ao fogo A1 [Incombustível]; condutividade térmica 0,037W/m2.K, densidade 35Kg/m3).
5 - Painel de Madeira OSB, aplicado dentro da estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
6 - Barreira de Chuva. Uma membrana transpirante especialmente concebida para casas de madeira que permite impermeabilizar sem todavia impedir a parede de respirar (Resistência à infiltração da água W1; estanquicidade 3000MM).
7 - Revestimento Exterior da casa (madeira, pedra, xisto, capote, ou o que o projecto definir). Se o revestimento exterior for madeira, este terá uma espessura de 3CM a 5CM, consoante projecto. Para além da sua função de proteger das intempéries, o revestimento exterior do domicílio promove também o isolamento térmico e acústico da casa.

As espessuras e a composição do isolamento da parede, do chão e da cobertura variam segundo as necessidades do projecto. É importante que a constituição das paredes, chão, tecto e elementos da envolvente exterior sejam adaptados à natureza de cada projecto, consoante a dimensão e as características da arquitectura. A espessura da nossa parede genérica é de 22CM no mínimo. Consoante projecto poderá assumir outras dimensões sem limite de espessura.

Barreira de Água
Barreira de Água
Lã mineral acústica
Lã mineral acústica
Madeira
Madeira
Painel Osb
Painel Osb

Cobertura

Na mesma óptica, os nossos telhados são pensados para isolar termicamente a casa através de uma engenharia de estruturas e de materiais isolantes que se completam e reforçam para garantir uma enorme longevidade:

Para além disso, a concepção do telhado permite à casa ter uma atmosfera saudável. Debaixo da telha exterior e da tela impermeabilizante, as nossas casas possuem uma caixa-de-ar que permite a ventilação da humidade.



Composição de Cobertura Standard



1 – Telha cerâmica, cuja função primária é proteger das intempéries e fornecer uma barreira térmica e acústica (Impermeabilidade EN 539-1; resistência ao fogo classe A1; resistência mecânica superior a 1200N).
2 – Tela impermeabilizante metálica com alvéolos de ar (Resistência térmica 1,26m2.hºC/Kcal; coeficiente de reflexão 95%; condutividade térmica 0,028W/m2.K)
3 – Ripas de madeira. Colocadas num ponto estratégico, criam uma caixa-de-ar e ajudam a suportar as telhas cerâmicas sem danificar os restantes elementos isolantes da cobertura.
4 – Poliestireno extrudido (XPS) 6CM. Colocado em painel, isola térmica e acusticamente a cobertura graças às suas secções que encaixam perfeitamente umas nas outras (Condutividade térmica 0,034 W/m.K; resistência à compressão 200kPa).
5 – Painel OSB, aplicado na estrutura em razão das suas elevadas propriedades mecânicas e capacidade de resistência à humidade (Classe EN13986-2015; reacção ao fogo D-s2; resistência à flexão 20/10Nm2).
6 – Vigas de abeto nórdico lamelado. Graças à sua grande resistência mecânica e flexibilidade, estas vigas de madeira suportam a estrutura com segurança para várias gerações usufruírem (Norma EN 14080: 2013; classe de força GL 24, GL 28 e GL32; reacção ao fogo D-s2).

Em climas muito agressivos a cobertura poderá levar uma camada adicional de lã mineral. As espessuras dos isolantes poderão variar consoante necessidades do projecto e local de implantação.

XPS
XPS
Tela Bolha
Tela Bolha
Telha Cerâmica
Telha Cerâmica
Vigas Lameladas
Vigas Lameladas

Dado que construímos casas com projecto individual e orçamento personalizado, o nosso cliente pode escolher o estilo dos móveis de cozinha, os roupeiros e o mobiliário de casa de banho. Seguimos as tendências do mercado e primamos pela originalidade.

Poderemos propor-lhe vários estilos de cozinhas e de casas-de-banho, em todas as cores e nas texturas mais variadas (lisas, rugosas, brilhantes, mates, ec.) e com as soluções de arrumação mais em voga.




Soalho | azulejo moderno | cortiça | azulejo tradicional

Materiais do chão e da parede são também elementos à escolha do cliente. Para o chão, pode eleger soalho flutuante, azulejo moderno ou tradicional, cortiça, conforme a divisão da casa e os seus gostos pessoais. O importante é que se sinta em casa.



Na parede interior, quer seja madeira, pladurou azulejo, deverá sempre corresponder aos desígnios do proprietário.
Quem sabe queira um papel de parede nos quartos ou uma tijoleira na sala-de-estar?
A casa é sua, personalize-a!


Madeira | Pedra | Gesso Cartonado | Papel de Parede



Madeira | Pedra | Reboco | Tijoleira | Xisto

Por dentro e por fora, pois que a aparência exterior da casa é outro aspecto que deve responder à personalidade do habitante. O leque de opções é quase infinito, de madeira a pedra, tijoleira a xisto, ou meso reboco, a escolha é do cliente. Conforme a local de implantação ou a região onde pretende construir a sua casa de madeira, o seu aspecto exterior será aquele que desejar.
O mesmo acontece na iluminação, onde pode optar por soluções mais tradicionais ou enveredar por uma selecção mais moderna de fontes de luz. Estaremos aqui para o aconselhar ao longo de todo o projecto, desde as fundações até ao momento em que lhe entregaremos as chaves da sua nova casa de madeira.

Saber mais?

Contacte-nos para obter um orçamento!

CONTACTOS