CASAS DE MADEIRA


AS VANTAGENS DE CONSTRUIR INTELIGENTE

Uma casa de madeira permite uma grande liberdade arquitectural para um custo controlado quando comparado aos das construções tradicionais. Esta é uma enorme vantagem pois retira um peso considerável ao investimento e permite àqueles que sempre quiseram ser proprietários realizarem o seu sonho.
O nosso sistema construtivo possibilita uma impressionante rapidez de edificação, pois que a estrutura em madeira demora menos tempo a erigir no terreno. Uma casa pode demorar tão pouco como 4 a 5 meses a estar pronta a habitar! Para atingir esse fim, realizamos uma montagem prévia do esqueleto de madeira na nossa oficina para garantir que tudo encaixa na perfeição e que o tempo de montagem no local será mínimo.
É também fulcral mencionar a aptidão da madeira em aliar-se a outros materiais. As suas impressionantes capacidades mecânicas, maleabilidade e óptima relação peso/resistência facilitam a sua integração em qualquer local ou meio ambiente. Quer seja no campo ou na cidade, a casa de madeira pode assumir qualquer tipo de aparência.


Casa de Madeira no Fundão


Projecto Casa de Madeira em Castelo Branco

Consoante revestimento exterior, é impossível distinguir uma casa de madeira de uma casa em betão. Isto é um dado importante para respeitar regras de integração urbana e representa uma forma importante de lutar contra a descaracterização arquitectural do nosso país.
A madeira é o mais eficiente dos isolantes. A sua capacidade de regulação higrométrica significa que a madeira capta e expele a humidade produzida pela actividade dentro da casa ao mesmo tempo que a regula. A casa nunca fica demasiado seca ou demasiado húmida.
A madeira lamelada de abeto nórdico utilizada na estrutura das nossas casas sofre aliás menos das variações climatéricas de Portugal e das suas grandes amplitudes térmicas do que sofrem as estruturas em betão. A capacidade de regulação higrométrica da madeira e a sua grande inércia térmica fazem desta uma matéria-prima ideal para o clima Ibérico.


A madeira é de facto o único isolante que não perde as suas capacidades ao longo dos anos. Nenhum isolante construído pelo Homem pode gabar-se do mesmo. Todo o isolante produzido em fábrica tem um prazo de validade. Tal não acontece com a madeira. Se for bem tratada, a nossa casa de madeira é uma construção apta a albergar várias gerações sem que o conforto dos habitantes seja comprometido ao longo do tempo.
Importa ainda referir o conforto acústico, pois a madeira absorbe o som, diminuindo a poluição sonora. Em conjunção com o vidro duplo, a parede de madeira apresenta uma gestão óptima dos recursos térmicos e uma eficaz redução dos ruídos exteriores.
Relação peso/volume da madeira diminuto em relação ao betão permite ganhar 6% a 8% de área habitacional para uma mesma superfície construída, devido ao volume menos espaçoso das suas paredes;


Casa de Madeira em Penamacor


Casa de Madeira na Gardunha

Solidez e longevidade. A casa de madeira tem uma resistência mecânica que a casa de cimento só pode invejar. Graças à sua ossatura em madeira, a nossa casa de madeira oferece uma segurança e uma solidez sem comparação. A capacidade da madeira resistir com flexibilidade às pressões e aos choques é uma garantia de confiança e longevidade. O nosso lar precisa ser um local onde a segurança é uma evidência.
No que toca a manutenção, esta é fácil e económica. Somente a fachada de madeira necessita de conservação periódica (a cada 2 ou 4 anos, consoante exposição aos elementos da casa), com um produto económico e simples de aplicar. Isto no caso das fachadas de madeira. Caso o cliente tenha optado por pedra ou outro revestimento, a questão nem se coloca nesses termos.
Pelo tratamento que a estrutura das casas de madeira que queremos comercializar leva e pelo facto do esqueleto estar envolto em vários materiais isolantes, a madeira está totalmente protegida dos elementos exteriores. Algo que não acontece com as estruturas em betão. O próprio reboco tradicional das casas de alvenaria é significativamente inferior à acção isolante e preservadora de um revestimento exterior de madeira tratada e adequada para esse fim.



Finalmente, a madeira é um campeão ambiental, conseguindo armazenar até uma tonelada de CO2 por metro cúbico, para além de que as suas performances térmicas fazem de uma habitação em madeira um lar sustentável em termos de consumo energético.



Igreja de madeira de Heddal (Noruega), erigida no séc. XIII d.C.

A madeira foi durante milenares o material de construção preferido do Homem e ainda é a escolha número 1 da maioria dos povos do planeta. Das regiões áridas da Califórnia do Texas até às paisagens geladas da Escandinávia, a casa de madeira oferece um lar confortável independentemente do clima. A sua longevidade e durabilidade não são mais a provar, como atesta a Igreja Ortodoxa de Heddal, na Noruega. Construída em inícios do século XIII, não perdeu nada da sua beleza e resistência em 800 anos de intempéries.

Saber mais?

Contacte-nos para obter um orçamento!

CONTACTOS